Inauguração do Blog

Olá Pais, bem-vindos ao nosso Blog da Sala

terça-feira, 19 de maio de 2015

TIQUETAQUE

"Ana, que horas são?", "Ana, o meu relógio está certo?", "Ana, já é hora do almoço?", "Ana, a que horas lanchamos?", "Amanhã temos todos que chegar até às nove menos um quarto", "Ana, os ponteiros têm que apontar para que números?"... e foram cada vez mais as perguntas e dúvidas sobre as horas como tal, tentamos dar resposta a esta necessidade e curiosidade... 


Passo a passo, fizemos um relógio conjunto a partir do qual trabalhamos diferentes conceitos: círculo, metade (do círculo), um quarto (do círculo) o que faz com que os relógios tenham números especiais que se lêem de uma forma diferente; que existem três ponteiros cada qual com a sua função mas um objetivo comum, ficando a conhecer os segundos, os minutos e as horas... Ah! E que existem diferentes relógios que trabalham de diferentes formas mas que todos marcam TIQUETAQUE por vezes até em SilÊnCiO!





Entusiasmados por tentar entender e aprender a ler as horas, foi lançado às crianças o desafio de, com os pais, criarem um relógio a partir de uma base dada e os resultados foram mais do que o esperado...

























Gostaram? Mas o nosso trabalho não ficou por aqui. Tivemos ainda que ordenar diferentes momentos da nossa rotina e tentar identificar e escrever a que horas esses momentos têm lugar. Ufa!!! Que trabalheira mas sentimo-nos orgulhosos com o nosso esforço e desempenho!
 


 




 
  


Agora percebemos um pouco melhor os conceitos relacionadas com as horas mas sabemos que temos algum trabalho a fazer e competências a trabalhar pois as noções de tempo levam o seu tempo a serem conquistadas! Mas cada coisa a seu tempo...

Sem comentários:

Enviar um comentário