Inauguração do Blog

Olá Pais, bem-vindos ao nosso Blog da Sala

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Portugal de Lés a Lés

A nossa Aventura dos Descobrimentos tem-nos levado a terras por nós não conhecidas numa fantástica viagem pelo mundo. Mas a par desta viagem iniciamos uma outra tão ou mais emocionante: uma viagem pelo nosso país. Mais importante do que conhecermos o mundo, é conhecermos o que é nosso, a riqueza cultural que faz parte do nosso património e identidade, de quem somos e de onde vimos.
Assim, demos início a um novo projeto: "Portugal de Lés a Lés", cuja jornada terá a especial participação e companhia dos nossos pais.
Juntem-se a nós na primeira de muitas viagens por Portugal e fiquem a conhecer o nosso país a partir do nosso Portugal dos Pequeninos...

Madeira, Terra À Vista

A partir desta história, ficamos a saber que depois de conquistar Ceuta, foi necessário reafirmar o valor do povo português uma vez que os Mouros continuavam a tentar recuperar o território perdido, quer por terra, quer por mar, atacando por vezes o sul do nosso país. Assim, o Infante D. Henrique lançou o desafio de se descobrir novas terras e atacar todos os barcos mouros que se encontrasse pelo caminho. E foi assim que Porto Santo foi descoberto e passado um ano, a Madeira: montanhas altíssimas cobertas de árvores e arbustos, vegetação densa, aves exóticas, lobos-marinhos, praias maravilhosas, terra rica para o cultivo de trigo, cevada e cana do açúcar.

Nesta aventura, tivemos a companhia dos pais do Rodrigo e da Renata...
 
O arquipélago da Madeira é rodeado pelo oceano Atlântico

O arquipélago da Madeira é constituído pela ilha da Madeira e pela ilha de Porto Santo

Podemos viajar até à Madeira de avião, cujo aeroporto fica no Funchal, capital desta região autónoma

A CULTURA MADEIRENSE
No traje feminino predominava a cor vermelha. Na Ponta do Sol, as mulheres casadas e solteiras usavam capas de cor vermelha e as viúvas capas azuis

 

No Funchal, Machico e Santa Cruz, o traje feminino era composto por saia de lã, de cor ou listada, um colete e um corpete vermelhos e uma carapuça azul.

O traje masculino era composto por um calção branco com franzido sobre o joelho, uma camisa com pregas que podia ser bordada ou não. 
As botas, chamadas botachas ou bota-chã, feitas de pele de vaca curtida, eram usadas tanto por homens como por mulheres. O cano da bota era virado para fora e descia até ao tornozelo, e era adornado por uma fita vermelha.


O Bailinho da Madeira é a dança típica da ilha. É acompanhada do brinquinho - o instrumento regional tradicional, feito com castanholas, fitilhos e bonecos de paus, vestidos com o traje regional, que quando chocalhados contra a cana que os sustem, emite som.

Instrumentos musicais típicos da Madeira
pandeiro, brinquinho, bombo e acordeão


Na Madeira, as festas mais importantes são o Carnaval e a festa das Flores


Gastronomia e bebidas madeirenses
bolo do caco, bolo de mel, bananas da Madeira, vinho da Madeira e poncha

As casinhas de Santana


Estas casas têm uma forma triangular e o telhado acompanha toda a estrutura da casa para que as águas da chuva possam escorrer e não se infiltrar. São feitas de madeira e revestidas de colmo uma vez que na região de Santana há pouca pedra rija. O material utilizado faz com que estas casas sejam frescas no Verão e quentes no Inverno. São compostas por um sótão, onde se guardavam produtos agrícolas e por um piso térreo, a área habitacional.
Um ObRiGaDo GIGANTE à família da Renata e do Rodrigo por terem-nos guiado nesta viagem até à ilha da Madeira, mais conhecida pela "Pérola do Atlântico"!

p.s.: Sabem porque é que a ilha da Madeira tem este nome? Não? Atrevam-se a perguntar pois nós sabemos!

Sem comentários:

Enviar um comentário