Inauguração do Blog

Olá Pais, bem-vindos ao nosso Blog da Sala

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A importância do pequeno-almoço
Aproveitamos o Dia Mundial da Alimentação para trabalharmos aquela que é considerada a refeição mais importante do dia. É frequente ouvirmos algumas crianças dizer que não tomam o pequeno-almoço ou então que comem pouco ou aquilo que não é mais saudável. Assim, estas crianças não estão a receber a principal fonte de energia para começarem o dia uma vez que, após um longo período de descanso em que não comem, não bebem e gastam algumas calorias, o corpo necessita de alimento para recuperar a energia perdida.
 
"Bernarda era a girafa mais vaidosa da selva. Todas as manhãs, quando se levantava, enfeitava o seu longo pescoço com colares de flores de muitas cores e saboreava o seu rico pequeno-almoço: uma grande salda de folhas frescas que acompanhava com golinhos de água cristalina. Depois de tomar o seu pequeno-almoço, escovava os dentes com todos os cuidados.
Vivia na selva, rodeada de muitas árvores, perto de um rio gracioso. Certo dia em que o sol assomava resplandecente, e depois de ter tomado o pequeno-almoço e lavado so dentes, apeteceu-lhe muito brincar. Foi buscar os seus amigos, o tigre Felício e Adolfo, o leão.
-Vamos brincar! Correr pelos pastos! Eu escondo-me. Vêm à minha procura?
-Não me apetece, nem tenho forças. - respondeu-lhe Felício, dando um grande bocejo.
-Eu também não. - disse o Adolfo.
Os dois estavam deitados na erva, preguiçosos, sem ânimo nem energias.
-Amigos, esta manhã, as aves da nossa selva dão um concerto sobre as rochas. Já vi passar um grupo de papagaios afiando os seus bicos e vi também as cegonhas, fazendo gargarejos no rio. Contaram-me que as corujas vão encarregar-se de que se faça silêncio antes de começar e que os tucanos vão ser a primeira voz. Se não lhes apetecer brincar às escondidas, vamos já ao concerto! Assim seremos os primeiros e estaremos na primeira fila.
Adolfo e Felício olharam um para o outro e responderam que não, com o dedo. Eles preferiam descansar. Bernardo deixou-os ficar e foi ao concerto. Gostou muito das canções e do maravilhoso espectáculo das aves. Mas também se fartou de rir por causa do ataque de soluços que a pomba teve quando começou a atuação.
No dia seguinte, a girafa repetiu a sua rotina, levantou-se, pôs um colar, tomou o pequeno-almoço, lavou os dentes e saiu para ir brincar. Foi novamente buscar os seus amigos mas deparou-se com o mesmo panorama. Lá estavam eles, enfastiados e mal-humorados. Queixavam-se porque fazia calor, porque havia muitas moscas. Nada lhes agradava.
Bernarda afastou-se deles e foi correr com a zebra. Depois conversou com os macacos e, finalmente riu-se das piadas de uma serpente. Adolfo e Felício, lentamente, compreenderam qual era o segredo da energia de Bernarda e, por fim, decidiram imitá-la.
Depois de partilharem um saboroso pequeno-almoço, foram a correr procurar a Bernarda para irem brincar e saltar pela selva.
A girafa estava de boca aberta a ver os seus amigos com tanta energia. Correram e divertiram-se imenso e, desde esse dia, tudo mudou para Felícia e Adolfo. Andam fortes, alegres e desejando que amanheça para brincarem e gozarem cada momento do dia.".
 
Um bom pequeno-almoço
 
"Um bom pequeno-almoço
tem tudo o que é preciso
para começar o dia
com força e com juízo.
 
Também com alegria,
boa disposição,
saúde e energia
e calor no coração.
 
Leite com pão ou cereais,
e no pão manteiga ou queijo.
Se queres doces, põe compota,
um pouquinho que eu deixo.
 
Um iogurte ou um fruto,
podes comê-los sem esforço,
e ficas forte pró dia,
com um bom pequeno-almoço!"
 
Como não podia deixar de ser, exploramos a roda dos alimentos, a sua importância, forma, os diferentes grupos que a constituem e o significado de estes terem tamanhos diferentes.
 

E para consolidarmos um pouco melhor os nossos conhecimentos, realizamos um jogo de identificação e associação. Ufa...! E que trabalho que nos deu mas como nada nos assusta e nosso lema é "VOU TENTAR", com esforço e muita vontade, identificamos os diferentes alimentos, o grupo a que pertencem, associamos o seu nome à palavra inscrita na roda e ainda identificamos fonemas e respetiva representação gráfica.
 

 

 

 

 



 Tarefa concluída!




Sem comentários:

Enviar um comentário