Reis e Rainhas
É com toda a pompa e circunstância que anunciamos que teve lugar no reino do Portugal dos Pequeninos a coroação dos nossos primeiros governantes. Cada semana teremos dois responsáveis muito especiais: um rei e uma rainha! E como altos dignitários que são, não podem faltar os símbolos do seu poder um deles, o trono real. Assim, metemos mãos à obra e construímos dois tronos para os nossos futuros soberanos.
Não pensem que esta tarefa foi fácil! Primeiro, pesquisamos e deciframos a forma de um trono, o que nos conduziu às nossas figuras já conhecidas: o QUADRADO (assento) e o RETÂNGULO (costas).
Hum... que materiais utilizar? As ideias não pararam de jorrar... Como gostamos de ser diferentes e originais, escolhemos o tijolo... mas não um tijolo qualquer! Mas sim daqueles que estão ao nosso alcance e que utilizamos no nosso dia-a-dia. Exatamente... PACOTES DE LEITE, pois a forma é igual, forma essa que sabem qual é? PARALELEPÍPEDO!
E agora? Queremos um trono confortável e fofo, nada que umas ESFERAS feitas com jornal não resolvam. Tarefa seguinte: preencher os pacotes de leite com bolas de papel de forma a que ocupem o VOLUME total.
O maior desafio de todos, montar os tronos tal como fazemos com as peças lego. Em conjunto e por tentativa e erro, fomos capazes de criar em 3D a imagem idealizada.
Tarefa concluída com sucesso!
Ainda houve lugar para curiosidades tais como: quantos pacotes de leite foram utilizados, quantas filas foram formadas e quantos pacotes foram necessários para cada uma delas, qual a fila que tanto pertence ao assento como às costas do trono...
Por fim, forramos e decoramos os tronos com tecidos cujas cores distinguem um simples trono de um trono real. Toca a cortar, rasgar e colar!
Como é óbvio, não podiam faltar o manto e ceptro real bem como a coroa cravejada de pedras preciosas!
E aqui está o primeiro casal real que irá governar durante a próxima semana:
Para entendermos bem todo o processo de montagem e para estimular um pouco a estruturação do pensamento, realizamos o seguinte registo...
...mais tarde traduzido/transposto para uma grelha. Pois é, já tentamos realizar tarefas difíceis e que exigem alguma complexidade do raciocínio. Com muito trabalho e empenho sabemos que somos capazes!